Aguarde, você será redirecionado para o novo "Site Buu Wushu"

Em segundos você será redirecionado automaticamente para o "Novo Buu Wushu" um site mais completo e cheio de novidades para você!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Primeiro Ouro do Sport Combat para Macau (Exclusivo Buu Wushu BR)



É um dos mais premiados atletas do território, já venceu troféus e medalhas em Asiáticos e Mundiais, mas poucas distinções terão um lugar tão especial na memória de Rui Jia como aquela que conseguiu ao final da tarde de sábado em Pequim.

O atleta, que se sagrou no Canadá campeão do mundo de wushu na disciplina de daoshu, não deixou créditos por mãos alheias e venceu a primeira medalha de ouro da edição inaugural do Campeonato do Mundo de Desportos de Combate, um certame que tem a capital chinesa como palco até ao próximo sábado.
Aos 23 anos, Jia Rui junta a um currículo já vasto – para além do ouro no daoshu, Rui conquistou em Toronto duas outras medalhas de prata, nas disciplinas de gunshu – uma nova proeza e uma nova distinção, com a conquista do ouro no torneio de changquan do mais recente evento planetário de artes marciais.
O atleta alcançou a primeira posição na categoria com uma exibição irrepreensível, pontuada com 9,80 pontos. Jia Rui levou a melhor no evento sobre o nipónico Daisuke Ichikizaki, vingando desse modo o resultado menos conseguido obtido em Outubro do ano passado nos Mundiais de Toronto, prova na qual Ichikizaki se superiorizou ao representante do território. O malaio Ng Sai Yoke completou o pódio na disciplina de changquan, ao rematar a prova na terceira posição.
Para Jia, que preparou a participação na edição inaugural do Campeonato do Mundo de Desportos de Combate na famosa Academia dos Desportos de Schichahai, o triunfo no certame é apenas mais um no âmbito de uma carreira já frutuosa. O atleta lembrou ao jornal China Daily que se iniciou nos “mistérios” do wushu aos sete anos e considera, por isso, as artes marciais como uma componente importante do seu carácter e da sua forma de ser: “Gostei sobretudo de participar neste evento. Venci e vencer é sempre reconfortante, mas é algo que encaro também como natural. Comecei a aprender wushu aos sete anos, pratico com afinco quase há dezasseis anos e o wushu é por isso parte importante da minha vida”, assume.
Jia Rui foi o primeiro atleta a subir ao pódio e o primeiro também a levar as cores de Macau à tribuna de honra da competição, mas os brilharetes da delegação que representa a RAEM na prova não se ficaram por aí. O estandarte do Lótus voltou a ascender ao lugar cimeiro do pódio no concurso masculino de taolu, na categoria dos atletas com menos de 70 quilogramas. O responsável pela proeza foi Chan Cai Liang, que levou a melhor sobre o russo Ismail Aliev na demanda pela medalha de ouro.
Iao Chon In foi o outro atleta do território que subscreveu o livro de honras da competição. Iao garantiu a medalha de bronze na prova combinada de taijiquan e taijijian.
O wushu é a grande aposta da delegação que representa Macau na República Popular da China, mas nem só de wushu vive a edição inaugural do Campeonato do Mundo de esportes Combate. O certame atraiu à capital chinesa mais de um milhar de participantes que competem até 4 de Setembro em treze modalidades distintas. Para além das lides do wushu, a competição abarca ainda provas de desportos como o judo, o aikido, o kendo, o karaté, o taekwondo, o kickboxing ou o sumo. No mais ritualizado dos desportos nipónicos, são os atletas russos e ucranianos que mais têm brilhado. A ucraniana Maryna Pryschepa tornou-se a primeira atleta a sagrar-se campeã do mundo ao derrotar a russa Anna Alexandrova no combate decisivo da categoria feminina de pesos médios. Na categoria masculina de pesos pesados, outro representante da antiga União Soviética, Alan Karaev, superou todas as expectativas, incutindo ao japonês Hiroaki Tanaka uma derrota tão inesperada, quando embaraçosa.

Rui Jia, o menino de ouro
O wushu foi a primeira modalidade a dar notabilidade internacional a Macau, mas durante anos as medalhas conquistadas teimavam em chegar pela mão suave e bem fadada de atletas como Lei Fei ou Han Jing. Jia Rui foi o primeiro atleta a provar que o sucesso do wushu do território não se escreve apenas no feminino. Com 23 anos – nasceu a 18 de Fevereiro de 1987 – Rui é já o mais bem sucedido dos desportistas de Macau, numa carreira que explodiu há três anos em Pequim, com a conquista do título mundial na disciplina de gunshu. Na capital chinesa, o atleta juntou ao outro a medalha de prata no evento de daoshu, repetindo o resultado obtido em 2005 em Hanoi. Em Toronto, em Outubro do ano passado, deixou fugir o ouro no gunshu, mas subiu pela primeira vez ao mais alto degrau do pódio na variante de daoshu.
Nascido na província de Henan, o atleta deu nas vistas também noutras competições, subindo ao pódio nos últimos Campeonatos da Ásia ou nos Jogos Asiáticos. Em 2006, em Doha, Rui Jia brilhou no evento de changquan, regressando ao território com a medalha de bronze na bagagem, numa altura em que podia ainda competir nas competições de juniores.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...