Aguarde, você será redirecionado para o novo "Site Buu Wushu"

Em segundos você será redirecionado automaticamente para o "Novo Buu Wushu" um site mais completo e cheio de novidades para você!

domingo, 8 de agosto de 2010

Que moral, hein!

Brasiliense Samara Sampaio é a única atleta da América Latina convidada para o World Combat Games, em Pequim





Depois de uma briga em uma partida de futebol na escola, Samara Sampaio, hoje com 20 anos, decidiu que nunca mais apanharia de ninguém. "Entrei na academia à procura de uma arte marcial. Em 2005, comecei a praticar o Kung Fu Wushu. Aos poucos, tomei gosto, não foi nada premeditado", diz. Em cinco anos de prática, ela evoluiu tanto que acaba de ser convidada - foi a única na América Latina - para competir na edição inaugural do World Combat Games, em Pequim, para onde embarcou ontem à noite.

Samara vem de um feito espetacular no ano passado, em que participou do Campeonato Mundial de Kung Fu no Canadá e conseguiu ficar entre as dez melhores do mundo disputando as especialidades Changquan (prática com as mãos livres) e Daoshu (prática com o facão). "Foi a competição mais importante que já participei, pois venci adversárias da Rússia, Estados Unidos, Indonésia e Malásia", resume.

"Como o evento será o maior da história, todas as federações do mundo estarão mandando os seus dez melhores atletas para o torneio. Se o evento tiver a repercussão necessária, o Comitê Olímpico Internacional (COI) o oficializará como as olimpíadas das artes marciais, o que é a intenção dos idealizadores", explica Samara.

Para se manter entre as dez melhores atletas do mundo na modalidade, a brasiliense treina entre cinco e seis horas diárias de segunda a sexta. Aos sábados, ela se permite descansar pela manhã. E volta ao batente à tarde. "Costumo fazer nos treinos duas horas de preparação física e recuperação muscular e quatro horas de treino específico para competições", comenta.

Subdivisões

O Kung Fu Wushu é uma arte marcial chinesa que pode ser praticada de duas formas. Uma é destinada ao combate, chamada de Sanshou. Ela é disputada em um ringue e tem pontuações quando um atleta acerta o oponente em pontos estratégicos. A outra, meramente performática, chamada de Taolu (é a praticada pela brasiliense Samara), destaca a técnica e a parte acrobática da arte marcial, com o objetivo de exibir os movimentos e as aplicações obrigatórias.

Jogos marciais

O evento tem a ambição de se tornar uma espécie de olimpíada das lutas. Para tanto, concentrará torneios de 13 modalidades - kung fu, aikidô, boxe, judô, jiu-jitsu, karatê, kendô, kickboxing, muay-thai, sambo, sumô, taekendô, luta olímpica - entre 28 de agosto e 4 de setembro. Os combates acontecerão nas instalações usadas nos Jogos de Pequim, há dois anos.

Saiba mais

Mestra
Depois do destaque que conseguiu no Mundial do Canadá, Samara foi convidada para um estágio de três meses de aperfeiçoamento na Universidade de Xangai. Ela treinou lá entre outubro e dezembro do ano passado.

Fonte: www.df.superesportes.com.br



O Buu Wushu BR deseja boa sorte a Samara Sampaio, que você volte com bons resultado para o brasil.

Jiayou Samara!

Comentem.

Um comentário:

Samara Sampaio disse...

Queria agradecer ao Blog (Buu) pela divulgação e carinho. Treinei muito pra esse campeonato e espero da o meu melhor e representar bem o meu pais. Jiayooooooooo ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...