Aguarde, você será redirecionado para o novo "Site Buu Wushu"

Em segundos você será redirecionado automaticamente para o "Novo Buu Wushu" um site mais completo e cheio de novidades para você!

domingo, 18 de dezembro de 2011

Por que os atletas chineses de Wushu são tão bons? - Parte 1

Autor: Mark Moran - 12/07/09

Eu costumava ouvir muito (tanto dos outros como de mim próprio) esta questão:
“Porque raio é que os atletas chineses de Wushu são tão bons?”

A resposta rápida?
De uma forma enigmática: ((Ai/T) +((Tre*R)+M))(ICr+P)
Mas vamos começar pelo inicio…


A Busca Pela Compreensão

Quando se inicia a treinar Wushu, nos encontramos numa espécie de bolha, especialmente para mim que não tive acesso a todos esses vídeos online de Wushu que encontramos hoje em dia. Como comparação eu apenas tinha os alunos mais avançados da minha escola e aqueles que via em campeonatos. É normal assumimos o nível mais alto de outras pessoas que estão ao nosso redor, é o nível mais alto que queremos conseguir alcançar, e mesmo quando ouvimos falar “o quanto são bons os atletas chineses de wushu”, nunca nós percebemos “de que forma” eles ficam bons.


Mesmo ali parada, ela parece fantástica.


Até que os chineses. Então, a nossa mente simplesmente explode.
A diferença parece ser enorme. Como é que atletas conseguem se tornar tão bons? É um nível completamente diferente, um universo inteiro de habilidade diferente.

Durante anos me perguntei qual seria o segredo destes atletas. Ouvia as pessoas falarem muito sobre isso, discutindo e contemplando o regime de treino deles. Até aqueles que visitavam a China para treinar, inicialmente não compreendiam os seus métodos. Especialmente quando você mesmo ver na sua frente e sente o poder que aqueles movimentos expressam, nem sequer imagina a jornada que foi necessária para chegar naquele nível em que os atletas se encontra.

Perguntar aos atletas o porque eles são tão bons trás uma grande variedade de respostas, a humilde em alguns “o meu Wushu ainda tem muito o que melhorar”, a arrogâcia “porque sou o melhor”, o racismo “porque os chineses são os melhores”, até o enigmático “porque a filosofia do Wushu se reflete no olhar de um panda” e entre outras. Portanto estas respostas não responde o segredo do porquê eles são tão fantásticos. Até uma simples base Gongbu (弓步) expressa um sentimento totalmente diferente quando estes atletas fazem.


Kung Fu = Tempo?

Claro que a maioria das pessoas dizem que é devido ao fato de treinarem muito tempo e de o fazerem desde uma idade muito jovem que eles são tão bons, e que qualquer pessoa que seja submetida ao Wushu da mesma forma pode ser igualmente bom.

Mas será mesmo verdade? Apenas necessita de tempo para se tornar tão bom como os atletas chineses?
Bom... Sim ou não. O tempo é um elemento muito importante. Provavelmente um dos elementos mais importantes. Mas eu não diria que é a única razão pela qual os atletas chineses estejão em tão grande nível.


Got Gong Fu?


Quando as pessoas falam da definição do “Kung Fu” ou “Gong Fu” (功夫) como uma medição de habilidade, o diferencial de fato é o tempo de prática. Quanto mais tempo se dispõe fazer tal coisa, melhor será realizada. No entanto, a outra parte da equação o “Gong Fu” está relacionada tanto com “empenho” e “intenção”, ou como eu gosto de referir: “Intensidade”.

De todos os fatores importantes que fazem os atletas chineses serem tão bons, um deles é também o fato de que eles não só utilizam o seu tempo apenas para treinar, mas os seus treinos contém uma intensidade muito grande. Como se pode imaginar, uma hora de treino numa escola chinesa tem um nível de intensidade muito diferente de uma hora de treino de muitas escolas do ocidente.

Portanto, resumindo tudo isso? Treino intenso num longo período de tempo significa que você será uma pessoa fantástica no Wushu? Bom... Isso pode acontecer, sem duvida, nos colocar muito mais perto do nosso objetivo, e muitos bons atletas de Wushu fizeram exatamente isso. Mas isso está apenas relacionado com o aspecto físico do Wushu. Há muito mais no Wushu além do carpete azul que conseguimos ver, e se ignoramos os aspectos psicológicos do treino, então estaremos perdendo metade do que realmente importa.


Guiado pelos recursos

Primeiro Treinador do Wu Di


O treinador é sem qualquer dúvida muito importante, uma das influências essencial no desenvolvimento do nosso Wushu. Sem um bom treinador a nossa habilidade atingirá apenas um certo nível (e devo acrescentar, o treinador que percebe se seu aluno ultrapassou os conhecimentos oferecerecido por ele, isso é um treinador sábio). Tudo o que aprendemos, pelo menos no inicio, vem daquela fonte de conhecimento.

Então o que diferencia os treinadores chineses dos outros treinadores? Especificamente falando, é o acesso a recursos. Não é apenas recursos materiais, mas também educacionais e científicos. Eles necessitam de conhecimento constante e procura sempre os melhores métodos e técnicas de treino. Isso podemos ver na China, antes de qualquer outro país no mundo, e atletas experimentam novos métodos de treino sempre. Basta nos lembrarmos de qualquer movimento de alta dificuldade. Sim... tudo começou por causa dos treinos na China.

É como uma empresa de Web Design. Existe uma grande diferença entre uma empresa de Web Design localizada em Silicon Valley e outra em Montana (sem ofensa ao pessoas de Montana), a empresa de montana se encontra em um local longe de novidades, já a empresa de Silicon Valley se encontra em um local onde as últimas novidades tecnológicas estão sendo desenvolvidas. Aqueles com acesso a novas informações, são aqueles que mais rapidamente são beneficiado dela.

Com tudo, não são só os recursos que os treinadores chineses tem, mas também os recursos disponíveis para os atletas. Não, não falo só das sapatilhas da Nike Shaolinquan, ou das roupas mais bonitas de sedas, estou falando do diferencial dos recursos que permite aos atletas desenvolverem um entendimento do que é o alto nível.

Continua na Parte 2...

The Reason Chinese Wushu Athletes Are So Good
Autor: Mark Moran - 12/07/09 - www.wushuzilla.com
Tradução: Jorge Rodrigues
Revisão: Margarida Santos
Fonte: allaboutwushu.blogspot.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...