Aguarde, você será redirecionado para o novo "Site Buu Wushu"

Em segundos você será redirecionado automaticamente para o "Novo Buu Wushu" um site mais completo e cheio de novidades para você!

domingo, 5 de junho de 2011

Nota da CBKW sobre a Vinda de Técnicos Chineses ao Brasil


Campinas-SP, 03 de Junho de 2011.
Doc.: 90-02/2011
De: Confederação Brasileira de Kungfu Wushu
Assunto: Vinda de Técnicos Chineses ao Brasil

Prezados Presidentes e Diretores Técnicos,
É com imensa alegria que recebemos a confirmação da vinda de dois técnicos chineses para o Brasil: um especialista em Taolu e o outro em Sanda, ambos com vasta experiência nessas modalidades.

A vinda dos técnicos chineses ao Brasil é o primeiro grande fruto que estamos colhendo após uma produtiva reunião realizada entre as diretorias da CBKW e da CWA (Chinese Wushu Association). A reunião foi realizada na ocasião da visita da Delegação Chinesa ao Brasil, em novembro do ano passado, para um tour de demonstrações pela América Latina. Participaram da reunião, representando a CBKW, o Sr. Marcus Vinicius, o Sr. Thomaz Chan e o Sr. Paulo Sakanaka e, representando a CWA, o presidente da entidade Sr. Gao Xiaojun e o intérprete Sr. Fubo. Não podemos deixar de registrar aqui a relevante contribuição do Sr. Kao Chiantou que atuou em todo o processo de comunicação, coordenação e decisão da vinda dos técnicos ao Brasil.

Na reunião foram apresentadas o que pensávamos e enxergávamos ser as maiores necessidades para o desenvolvimento do Wushu no Brasil. Após a reunião, a CBKW enviou um projeto com programa de trabalho de 2011 a 2015. O projeto aborda vários assuntos, como: a vinda de Técnicos Chineses ao Brasil, a possibilidade de enviar atletas e técnicos para cursos técnicos em Beijing, pedido de áreas oficiais de Taolu e Sanda, realização de um curso continental (América do Sul) para formação de árbitros, uma nova visita de representantes da IWUF ao Brasil para reunião com representantes do COB que tem como objetivo reforçar nossos trabalhos para inclusão do Wushu nos Jogos Sulamericanos e Jogos Panamericanos e, até mesmo, a realização de um Campeonato Mundial no Brasil.

O importante é que este primeiro passo - a recepção dos 2 técnicos chineses - seja realizado com sucesso e, para isso, nós precisaremos da colaboração de todos as nossas Filiadas, no sentido de divulgar, apoiar e participar das nossas atividades.

Os técnicos chegarão ao Brasil no dia 21 de julho e ficarão alojados na cidade de Campinas até o dia 5 de outubro, quando viajam para a cidade de Ankara, Turquia, integrando a comissão técnica da Seleção Brasileira de Kungfu Wushu. Logo após o Mundial, eles retornam para Beijing. Esta também é uma ação politica, já que os técnicos chineses viajarão como membros da delegação brasileira. É tambem uma decisão da CBKW em retribuição a CWA, já que está alinhada com a imagem da China, em função do esforço da CWA em desempenhar um papel mais acentuado no fomento do wushu a nível internacional. Com essa ação, acreditamos que cada vez mais o Brasil será visto como um país que desenvolve a modalidade com seriedade e com profissionalismo.

O Wushu vive um dos seus melhores momentos como esporte no mundo. Como vocês devem saber, uma delegação brasileira, com 6 integrantes, esteve recentemente em Ankara, na Turquia, representando o Brasil no 1st World Children Games, uma espécie de Olimpíadas Infantis, com a participação de 90 países e mais de 3000 atletas de 13 modalidades e, para nossa alegria, o Wushu foi incluido no evento como modalidade oficial, tendo grande destaque e sendo a única modalidade a participar da cerimônia de encerramento com uma performance apresentada por atletas de vários países. O evento na Turquia foi muito bem organizado, com total apoio do Governo de Ankara e com todas as despesas pagas pelo governo da Turquia: passagens aéreas, estadia, alimentação, translados locais, além de uma programação cultural rica com direito a passeios para museus, teatros, parques, zoológico, aquário e vários outros pontos turísticos. Nossos atletas não desperdiçaram a oportunidade e conquistaram 3 medalhas, 2 de bronze e 1 de prata, colocando o Brasil no 11° lugar na classificação geral.

Esta foi a primeira vez que recebemos este tipo de apoio fora da China, já que em outras oportunidades atletas brasileiros haviam sido beneficiados com passagens para participação em eventos na China. Nosso objetivo é trabalhar cada vez mais e fazer com que o Wushu se torne uma modalidade mais respeitada e, dessa maneira, assegurar condições mínimas necessárias para que nossa modalidade se desenvolva de forma consistente no Brasil e na América. Esta primeira visita dos técnicos chineses ao Brasil tem como objetivo principal a preparação dos atletas para o Mundial da Turquia e o desenvolvimento técnico da modalidade.

Por isso, a CBKW vai fazer uma programação de atividades que incluem: treinos específicos para os atletas da Seleção, cursos técnicos nos estados de SP, MG, SC, PB, RJ e DF, este último na ocasião do Campeonato Brasileiro, além de palestras na Faculdade de Educação Física da UNICAMP.

Muito em breve divulgaremos nosso calendário detalhado das atividades com os técnicos, mas de antemão gostaríamos de comunicar que a apresentação dos técnicos para a comunidade do Wushu do Brasil será realizada na cidade de Campinas, SP, nos dias 30 e 31 de julho com os apoios: da Faculdade de Educação Física-UNICAMP, da Federação Paulista de Kungfu Wushu, da Secretaria Municipal de Esporte de Campinas e da Aliança Brasil-China. Já nesta ocasião realizaremos os primeiros cursos técnicos de Taolu e Sanda.

Pretendemos também realizar um curso em João Pessoa, PB nos dias 6 e 7 de agosto, em Florianópolis, SC nos dias 13 e 14 de agosto, no Rio de janeiro, RJ nos dias 26, 27 e 28 de agosto, em Brasília, na ocasião do Campeonato Brasileiro, nos dias 6 e 7 de setembro, dias em que atencedem as competições e em Belo Horizonte, MG nos dias 17 e 18 de setembro.

Ressaltamos ainda a importância de "todos nós", atletas e dirigentes, realizarmos um Campeonato Brasileiro muito bem organizado, já que os técnicos estarão presentes durante todo o evento, inclusive realizando relatórios para reportar à IWUF e à CWA.

Estamos muito felizes em compartilhar esta informação com todos vocês, contamos fortemente com o apoio de todas as federações filiadas e ficamos a inteira disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.

Marcus Vinicius F Alves
Presidente
Confederação Brasileira de Kungfu Wushu
mavifea@gmail.com

Fique ligado no Blog Buu Wushu BR para fica por dentro de todas as novidades sobre este grande evento, em breve publicaremos mais informações!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...